A importância de controle financeiro do negócio Por blog_0u2krc em 9 de abril de 2021

A importância de controle financeiro do negócio

Ser dono de um negócio é um desafio para muitas pessoas, afinal, empreender exige muita organização, estratégias e um bom planejamento para que os resultados sejam realmente positivos. Nesse sentido, ter um controle financeiro do negócio é fundamental. Caso contrário, os rumos serão bem diferentes do esperado.

Pensando nisso, criamos este post para falar um pouco sobre a importância de controlar as finanças da empresa e como isso deve ser feito, a fim de ver a lucratividade do negócio ocorrendo de uma forma positiva, fazendo com que ele realmente valha a pena. Acompanhe!

Um controle financeiro é a chave do negócio

Uma das grandes preocupações de um empreendedor é garantir meios de ver o seu negócio decolar e para muitos, a conquista do cliente é fundamental para alcançar esse resultado. E isso é verdade, conquistar o consumidor e ter uma efetiva fidelização dos clientes é a base de um negócio, mas isso não é o suficiente.

De nada adianta uma companhia fazer sucesso entre os clientes se não há uma organização financeira que sustente a existência do negócio.

Você pode, por exemplo, ter muitos clientes, mas perceber que suas despesas têm sido muito maiores do que as suas receitas, mesmo que você esteja vendendo muito bem.

Ter um equilíbrio financeiro do negócio é ter uma empresa saudável que consegue atender às demandas do mercado, bancar seus custos e lucrar de uma forma satisfatória.

Controlar as despesas e receitas é fundamental

Um dos grandes erros, principalmente dos novos empreendedores, é não ter o controle sobre as despesas e receitas da empresa. Isso ocorre, normalmente, porque não há um planejamento que consiga adequar a margem de entrada com os custos de manter a empresa funcionando, ou seja, o dinheiro que sai.

Para que isso não ocorra com seu negócio, você deve adotar estratégias que o ajudem a equilibrar suas despesas com o seu faturamento. Confira abaixo algumas dicas que podem lhe ajudar nessa tarefa:

  • Faça um acompanhamento diário dos seus gastos e do seu faturamento;
  • Mantenha um registro sempre atualizado das entradas e saídas da empresa;
  • Utilize ferramentas de gerenciamento. Algumas oferecem automações que otimizam o seu tempo na análise e tomada de decisões;
  • Tenha sempre um controle dos recebimentos pendentes;
  • Utilize estratégias de contenção de gastos extras;
  • Considere buscar ajuda profissional.

À medida que o negócio cresce, vai se tornando mais importante ter uma pessoa que cuide das finanças, inclusive no que diz respeito ao recolhimento de impostos. Impostos atrasados podem prejudicar muito a saúde da empresa.

Não misturar finanças pessoais com as da empresa é a regra

Um erro muito comum entre empresários é achar que está tudo bem misturar as próprias finanças com as da empresa. Essa atitude pode ameaçar e muito o seu negócio, mesmo que você esteja vendendo bem.

Agindo dessa forma, você correria um risco muito grande de perder o controle do que pode e do que não pode ser gasto. O ideal é criar uma rotina e percentual de retiradas para as finanças pessoais e ter total domínio sobre isso.

Prepare-se para a sazonalidade do seu negócio

No segmento do turismo a regra é a sazonalidade. Há a alta e a baixa estação e ela varia de acordo com a localidade do seu empreendimento e o serviço prestado. É importante também não se animar demais diante de um período de maior lucratividade e acabar retirando mais do que deveria, afinal, situações de instabilidade podem ocorrer a qualquer momento. 

Na alta estação, concentre-se em atender o máximo de clientes possíveis e com qualidade. Não esqueça de ficar de olho nos custos para não perder o controle, pois com o alto volume de serviço, sobrará pouco tempo para conferir as finanças.Já nos momentos de baixa, é interessante adequar a sua estrutura para o momento.

Ter o controle financeiro da sua empresa pode até parecer uma tarefa difícil, mas com muita organização e responsabilidade, esse objetivo pode ser alcançado e você verá seu negócio alcançar patamares muito mais altos.

Para ajudar você nessa missão, conte com o Turbinou. Com a possibilidade de venda antecipada de seus serviços, você terá mais condições de organizar na prestação dos serviços e financeiramente.

Voltar