em 9 de abril de 2021

Cinco pontos importantes para vender serviços de turismo online

em 9 de abril de 2021

Cinco pontos importantes para vender serviços de turismo online

Cada vez mais, a venda de serviços de turismo, de passeios e de atividades de lazer de forma online se torna uma solução essencial. Com uma migração acelerada para o mundo digital, estar à disposição do público neste meio é necessário para o sucesso de qualquer projeto. Vender serviços online já não é mais coisa de outro mundo.

Mas não basta simplesmente abrir uma loja de serviço, uma página e sair vendendo. É importante considerar alguns pontos e tê-los em mente para que tudo funcione perfeitamente, garantindo qualidade, eficiência e satisfação do cliente na hora da compra.

Para ajudar nesta questão, separamos cinco pontos importantes para que a venda de serviços de turismo, passeios e atividades de lazer online seja a melhor possível para o empreendedor e, claro, refletindo também na avaliação do público, que terá mais motivos para comprar novamente, além de eventualmente indicar por meio de redes sociais ou para amigos.

Pontos importantes para melhorar a venda de serviços online

#1 Venda somente que você pode entregar

Vamos aos pontos então. Começando pela ideia de que você só deve vender aquilo que consegue ter estrutura para entregar. A venda de serviços não permite estocar. Então, é preciso ter controle total das vendas.

Não é possível receber pedidos que vão além da capacidade de entrega por parte de quem produz o que será vendido. Passa uma péssima impressão o cliente comprar algo e, depois, receber uma mensagem dizendo que não há como entregar. Quando isso acontece com um serviço do setor de turismo, a decepção e revolta do cliente é ainda maior, pois, possivelmente, o cliente não poderá aproveitar aquele serviço em outro dia.

Além da decepção, o vendedor terá muita dor de cabeça com a devolução do dinheiro e até possibilidade de processo judicial. Portanto, o ponto é: venda o que você tem certeza de que pode entregar.

#2 Defina as regras de compra

Outro fator importante é definir bem as regras de compra. Tudo precisa estar bem explicado: possibilidades de pagamento, como cancelar e regras de reembolso. Tudo isso gera uma sensação de segurança no comprador, que sabe exatamente o que está fazendo e qual é o padrão do vendedor.

#3 Conheças as regras e as leis que regem o seu segmento de mercado

Ainda nesta parte de regras, também é um fundamental que a empresa conheça as regras de defesa do consumidor, códigos relacionados à atividade comercial no âmbito digital etc. Não é necessário ser um grande especialista e saber todos os mínimos detalhes, mas ter uma base é essencial para que o negócio não ofereça soluções irregulares.

#4 Prepare-se para imprevistos

Chegando ao quarto ponto, aconselhamos os donos da loja virtual a se prepararem para eventuais imprevistos. A internet e sistemas automáticos sofrem com instabilidades. Por isso, informações podem se perder, cadastros são inutilizados, pedidos feitos não ficam apontados no sistema. Enfim, são vários os riscos e, sendo assim, o importante é estar pronto para resolver os problemas rápido e com transparência.

Os imprevistos no mercado de serviços de turismo, de passeios e de atividades de lazer vão muito além dos problemas com sistemas e redes. O seu cliente pode ter que adiar a viagem, pode chover no dia da atividade e impossibilitar a prestação do serviço, pode acontecer uma série de coisas que atrapalhem que o serviço vendido online possa ser prestado. Então, prepare-se para encarar a sua realidade.

#5 Relacionamento próximo com o consumidor

Por fim, a quinta dica é: esteja próximo ao comprador. Como não há o contato físico, por vezes a venda online é vista como fria. Mas não precisa ser. É importante prestar um serviço o mais personalizado possível, atentando para o pedido do cliente, entregando o produto da forma mais empática e individual possível, estimulando o público a seguir acompanhando e comprando. Estar perto do cliente é essencial e garantirá uma base mais fiel para o negócio.

Estes são os pontos que acreditamos serem fundamentais na hora de vender serviços online. Seguindo estas dicas, você melhora sua forma de atuação e garantirá uma relação mais próxima com os clientes, entregando os melhores serviços e consolidando sua marca e seu negócio como referência na área de atuação.

Quer saber mais como explorar as vendas online de serviços de turismo, de passeios e de atividades e lazer? Conheça o Turbinou e veja como ele pode te ajudar a decolar as suas vendas.