em 13 de junho de 2022

Quer saber como montar sua loja virtual de turismo? A gente te ajuda!

em 13 de junho de 2022

Quer saber como montar sua loja virtual de turismo? A gente te ajuda!

A facilidade que a internet oferece na hora de fazer compras é algo que todo mundo já sabe e aderiu com grande entusiasmo.

Os motivos são inúmeros: maior oferta de produtos, rapidez e comodidade na hora de comparar preços…

Ter um espaço virtual para vender seus passeios turísticos, por exemplo, é mais do que um investimento para sua empresa – é uma necessidade. 

É mostrar ao mercado que você está atento às tendências e novidades, além de ser um recurso eficaz para reter sua carteira de clientes, pois a loja virtual torna-se mais uma possibilidade para o consumidor na hora de fazer compras com a sua marca.

Além disso, a loja virtual traz maior facilidade para o empreendedor ao administrar seu próprio negócio e ajuda a fixar a identidade da marca no meio online.

No artigo de hoje, vamos mostrar para você o passo a passo para você criar e executar sua loja virtual de turismo de forma simples. Confira!

Passo a passo para montar sua loja virtual de turismo!

Crie o domínio da sua loja virtual

Mesmo que você já tenha um nome em mente para “batizar” a sua loja virtual, certifique-se de que não há outra empresa registrada com o mesmo nome. 

Para criar o endereço digital da sua loja virtual de passeios e atrativos turísticos, você precisa:

  • Escolher algum registro de domínio (Existem vários disponíveis na internet. Confira se a plataforma é confiável e segura).
  • Depois, escolha uma ferramenta de verificação de domínio 
  • Digite o nome escolhido para domínio da sua loja virtual de turismo
  • Escolha uma opção de endereço entre os disponíveis 
  • Verifique a propriedade do seu novo domínio

Atenção a legislação!

É importante que a sua loja virtual também seja formalizada, portanto, não deixe de abrir o CNPJ para garantir que suas operações estejam de acordo com as obrigações legais. 

Caso você esteja iniciando um novo negócio, a dica é formalizar sua empresa como Microempreendedor Individual, MEI. Todo o processo pode ser feito online

A formalização do seu negócio, além de transmitir confiança aos seus clientes, oferece maior vantagem durante as negociações com fornecedores.

Conheça e mapeie o seu público-alvo

O público-alvo é o perfil de cliente ideal que você deseja atingir com o seu produto ou serviço. Conhecer o seu cliente é fundamental na gestão do seu negócio, pois vai te ajudar na tomada de decisões e na elaboração de estratégias. 

Essa pesquisa inicial pode ser feita entre os clientes já atendidos pela sua loja. Em uma plataforma como o Google Forms, elabore algumas perguntas que possam ajudá-lo a conhecer melhor o seu cliente e o que ele procura.

O que ele consome, frequência em que compra online, o que ele busca, quais dificuldades ele geralmente encontra nas lojas online do mesmo nicho que o seu são algumas questões que podem ser levantadas nessa etapa.

Decida a plataforma que será utilizada para construir e hospedar sua loja virtual

A escolha da plataforma virtual em que seu e-commerce de turismo será construído e hospedado é essencial, afinal, você precisa de uma boa estrutura e suporte para que a página opere sem problemas em qualquer dispositivo.

Para quem está começando, vale a dica: criar uma loja virtual em uma plataforma própria para vendas e que ofereça todas as funcionalidades que você precisa para gerenciar e organizar suas reservas é muito mais barato e rápido do que desenvolver um e-commerce do zero.

Além disso, dê preferência por uma plataforma que permita fácil personalização e customização com as cores da sua marca onde você mesmo consiga organizar sua interface da forma como preferir.

Forneça meios de pagamento diversificados

Quanto mais opções de pagamento online você oferecer para o seu cliente, melhor! No entanto, esse é um ponto que merece atenção redobrada, pois é necessário garantir a segurança das transações e, consequentemente, a proteção dos dados bancários do cliente.

PagSeguro, Cielo, Rede e PayPal são alguns exemplos de meios de pagamento eletrônico que você pode incluir na sua loja de passeios e receptivos, além da opção de pagamento via cartão de crédito com as bandeiras mais utilizadas e pagamento via Pix.

Gerencie a disponibilidade e forneça uma experiência incrível para o seu cliente 

Diferente de um e-commerce comum de produtos físicos onde é preciso realizar a logística da entrega do produto, o cliente que compra passeios turísticos de forma online já tem acesso ao seu “produto” de forma antecipada, neste caso, o dia e hora que deseja realizar o passeio. Isso é muito vantajoso para a sua empresa de passeios turísticos, pois te permite se programar com antecedência para melhor atender as demandas.

Defina a melhor estratégia de vendas da sua loja virtual 

Após concluída a construção da sua loja online, chegou a hora de pensar na melhor forma de divulgação.

Redes sociais, email marketing, além de boas fotos e vídeos dos seus passeios no site, por exemplo. Outra dica válida é compartilhar as opiniões dos usuários sobre os seus serviços para que os novos clientes sintam maior segurança ao fechar negócio com a sua loja.

Após este artigo, com certeza você deve estar convencido de que uma loja virtual para sua empresa de turismo é uma excelente estratégia para impulsionar suas vendas, não é mesmo?

Com a sua loja no ar, o próximo passo é saber como vender e se posicionar online.

Afinal, não basta simplesmente estar com sua loja virtual funcionando e fechando dezenas de vendas sem entender com afinco alguns aspectos que podem fazer toda a diferença na experiência de compra e venda para o seu cliente, tornando o processo mais eficiente e satisfatório.

Para saber como você pode melhorar seu método de vendas no meio virtual, confira este artigo com os cinco pontos essenciais para você vender seus serviços de turismo online.