Controle as entradas e saídas do caixa da sua empresa Por blog_0u2krc em 9 de abril de 2021

Controle as entradas e saídas do caixa da sua empresa

Pequenas e médias empresas enfrentam grandes desafios devido à falta de organização financeira. No segmento do turismo e lazer, quando há muita sazonalidade, esse problema pode ser ainda mais agravado. 

Essa desorganização afeta diretamente a saúde do negócio e pode gerar grandes problemas no futuro. Sabemos que empreender no Brasil não é uma tarefa das mais fáceis, já que os desafios vão além das dificuldades tributárias, trabalhistas e burocráticas de uma maneira geral. Por isso, é fundamental que as empresas (sobretudo as de pequeno e médio porte) se organizem financeiramente. A saúde financeira pode ser determinante nas tomadas de decisão do seu negócio e cruciais para que ela sobreviva nos momentos de baixa. Quer entender melhor sobre os meandros do fluxo de caixa? Então siga com a gente!

O conceito de fluxo de caixa

A frente de caixa ou o fluxo de caixa consiste em um relatório gerencial dos recursos financeiros que entram e saem da empresa em um determinado período. Basicamente, se o dinheiro que entra é maior do que o que sai, o resultado sempre será positivo, enquanto que, quando uma empresa gasta mais do que arrecada, inevitavelmente ela irá quebrar

Agora, vamos ver como ele funciona, as melhores dicas para aplicar na sua empresa, e a indispensabilidade das ferramentas tecnológicas nessa tarefa, confira.

A importância do fluxo de caixa

Com um ótimo fluxo de caixa a sua empresa consegue ter mais segurança, previsibilidade, e aumenta as chances de sucesso. O caixa é fundamental para que você consiga ter dinheiro em momentos imprevistos, sem ele você perde o ‘’timing’’ para fazer estoques, comprar algo necessário e realizar reparos. Além disso, com um bom fluxo de caixa, a empresa consegue medir quais são os seus produtos linha de frente, em quais produtos apostar menos, em qual apostar mais, e ter melhores tomadas de decisões. Por isso, prezar pelo seu fluxo de caixa é fundamental para que ela seja lucrativa, consiga expandir, e fazer manutenções, independentemente do tamanho e do setor de atuação da sua empresa.

Melhores dicas para você controlar o seu fluxo de caixa

Para realizar o controle do fluxo de caixa da sua empresa, é muito importante obeservar alguns pontos como: repassar todas as informações para a pessoa responsável pela gestão do negócio, estabeleça uma rotina de balanços de fluxo de caixa constantes, aprenda a diferenciar as despesas das receitas, separe por categorias as suas receitas e despesas, nunca misture seus gastos pessoais com os gastos da empresa.

Porque você não deve abrir mão do uso de tecnologias para te auxiliar?

A melhor maneira de facilitar o seu trabalho e organizar financeiramente o seu negócio, é contar com o apoio das melhores ferramentas tecnológicas. Existem inúmeras ferramentas disponíveis no mercado com valores acessíveis capazes de calcular e estruturas todos os seus investimentos, lucros, despesas, metas, e recursos. Além disso, você deve aprender como ‘’pilotar’’ os softwares de gestão.ou pagar um bom treinamento para o gestor de seu negócio, afinal, isso vai te poupar de muitos problemas no futuro. Os softwares de fluxo de caixa otimizam o seu tempo, possuem excelência na assertividade, e seu custo benefício é muito alto.

E aí, gostou do artigo? Então, não deixe de compartilhar para os seus colegas empreendedores, e se você quer receber as melhores dicas para o seu negócio entre em contato conosco!

Voltar