Saiba quais são os principais tipos de turismo no Brasil e crie a melhor estratégia de vendas

O turismo é uma atividade econômica que se renova a cada dia e que constantemente se adapta ao comportamento do turista e seus interesses ao viajar.
Cada perfil de viajante tem um tipo de viagem que gosta de fazer: compras, conhecer a cultura local, um evento especial.
E saber dos diferentes tipos de turismo existentes ajudam o empreendedor do turismo a criar a estratégia de vendas ideal que atenda cada turista de forma adequada.
São muitos os tipos de turismo existentes! Para saber mais sobre o assunto, reunimos neste artigo os tipos de turismo mais praticados no Brasil para você conhecer.
Tipos de turismo no Brasil: conheça os principais
Turismo de Lazer

O turismo de lazer segue sendo o tipo de turismo mais procurado pelos viajantes que aproveitam os dias de folga, férias e feriados prolongados para aproveitar as diversas atrações turísticas que o local tem a oferecer e conhecer mais sobre a vivência e cultura do lugar.
Por ser um turismo mais comum e de fácil acesso, uma vez que é possível praticá-lo na própria cidade onde mora, as empresas de turismo especializadas em passeios e receptivos são as mais beneficiadas já que a demanda é recorrente, principalmente em cidades já conhecidas pela sua ampla oferta de atrações turísticas.
Entre alguns exemplos de atividades do turismo de lazer estão os passeios de buggy pelo litoral, mergulho em alto mar, passeios de barco, visitas a pontos turísticos, parques, aquários e zoológicos.
Turismo Religioso
Cada vez mais o Brasil tem se firmado como um dos principais destinos para quem deseja praticar o turismo religioso graças as cidades e pontos turísticos que concentram templos e lugares sagrados, sem contar as inúmeras festas religiosas que fazem parte do calendário de vários municípios brasileiros.
No Brasil, algumas das rotas de turismo religioso mais procuradas para peregrinação são Aparecida do Norte, em São Paulo, Juazeiro do Norte, no Ceará, e o Círio de Nazaré, em Belém.
Pelo mundo, Vaticano, em Roma, Israel e Santiago de Compostela, na Espanha, são também exemplos de lugares muito procurados para este tipo de turismo.
O turismo religioso é uma das modalidades de turismo mais rentáveis do mercado. Segundo o Ministério do Turismo, a atividade chega a movimentar R$ 15 bilhões por ano.
Turismo de negócios e eventos
Sabe as viagens a trabalho? Essa prática também pode ser considerada um tipo de turismo.
Reuniões de negócios, feiras para o ambiente corporativo, seminários, congressos em outro estado e/ou país, são exemplos de turismo de negócios e eventos. Geralmente acontecem em grandes metrópoles, como São Paulo, cidade líder no segmento, devido a logística mais simples e facilidade de acomodação para o público que vai participar.
Já o turismo de eventos são as viagens para destinos onde serão realizados algum tipo de manifestação artística, como festivais de música, cinema, entre outros.
Turismo Cultural

A modalidade de turismo mais comum entre viajantes de todo o mundo, o Turismo Cultural é quando o destino é escolhido com o intuito de conhecer mais sobre a história, vivências e costumes do lugar.
A programação deste tipo de turista consiste na visita de museus, city tour por pontos turísticos, galerias, além de provar os pratos típicos do local.
Em qualquer lugar do mundo é possível praticar o turismo cultural. Basta o turista escolher o lugar que mais tem curiosidade e interesse de visitar.
Turismo gastronômico
Comer bem todo mundo gosta, não é mesmo? Para os amantes de uma boa comida e um bom vinho, o turismo gastronômico é indicado para quem deseja conhecer novos sabores, temperos e se arriscar nos pratos exóticos.
Ecoturismo

O ecoturismo é a atividade turística procurada por turistas que desejam explorar e conhecer a natureza através de atividades sustentáveis. Entre as principais atividades praticadas no ecoturismo estão o trekking (caminhada), escalada, bicicleta, rapel e rafting.
O Brasil é um país com diversos pontos onde o ecoturismo é praticado. A Chapada Diamantina, na Bahia, Jalapão, em Tocantins, e o Pantanal, no Mato Grosso do Sul, são alguns exemplos.
Quem é empresário do ramo do turismo e vive em regiões montanhosas, repleta de florestas e parques, abrir uma loja de passeios e atrativos turísticos focada no ecoturismo é uma boa pedida.
Turismo de esportes
Por fim, o turismo de esportes, assim como o religioso, é também uma das mais rentáveis entre as modalidades de se praticar turismo no Brasil e no mundo.
Cidades que vão sediar algum campeonato esportivo, como Copa do Mundo e Olimpíadas, atraem milhares de pessoas, e por serem eventos de grande porte e com divulgação antecipada, profissionais e empresas de turismo podem desenhar suas estratégias e planos de ação para o evento com antecedência e, assim, garantir um bom faturamento nos dias dos jogos.
Pacotes especiais para visitação de pontos turísticos, descontos nos ingressos ao fechar algum passeio, city tour pela cidade onde será sediado o evento… são inúmeras as possibilidades que as empresas de turismo podem aproveitar nesse período e conquistar boas vendas.
Se você é empresário do turismo, sabendo dos tipos de turismo mais praticados no Brasil, com este artigo, você poderá analisar melhor qual se aplica a sua realidade e o local em que deseja instalar sua empresa.
Uma loja de passeios e atrativos turísticos com foco em oferecer experiências segmentadas pode ser um excelente negócio para você!
E se você está pensando em ampliar seus negócios em turismo ou até mesmo investir em meios que facilitem a venda e divulgação da sua empresa, que tal criar o seu próprio e-commerce?
Aqui no blog temos um conteúdo incrível para te ajudar nisso! Clique aqui e confira nosso artigo sobre como criar um e-commerce de turismo.

Controle as entradas e saídas do caixa da sua empresa
Pequenas e médias empresas enfrentam grandes desafios devido à falta de organização financeira. No segmento do turismo e lazer, quando […]

Venda seus serviços de turismo online e prepare-se para atender bem
A preparação de quem vende serviços deve ir além do momento da venda. Estar preparado para a execução é tão […]

A importância de controle financeiro do negócio
Ser dono de um negócio é um desafio para muitas pessoas, afinal, empreender exige muita organização, estratégias e um bom […]